Já sei já sei que devem estar furiosos comigo... Lamento imenso não dar noticias mais cedo mas a verdade é que não me tem dado vontade nenhuma de escrever! Ando mesmo preguiçoso de todo. Deve ser aqui deste clima fantastico, mas que acaba por provocar alguma molesa! :)
O que me traz por cá hoje são realmente as minhas novas experiências gastronómicas... Pois bem, um dos nossos motoristas, quando ia na via com o camião, avistou uma giboia enorme (7m), na face da estrada já toda enrolada numa cabra e pronta a comê-la. Ele não tem mais nada e dirige-se contra a cabra afim de matar a giboia, pois para eles é um verdadeiro piteu... E para mim também revelou ser! :P Logo no local a giboia foi cortada ás postas e trouxeram algumas dessas postas para o estaleiro pois sabiam que eu estava desejoso de comer carne de giboia. Assim foi, comprei um naco com 50 cm e que pesava sem exagero uns 4 kg sem a pele. Levei o meu "almoço" aos nossos seguranças, que são os especialistas a preparar este prato para tratarem de tudo. No sábado comi finalmente carne de giboia! :) Não conheço nenhuma carne nem peixe nosso para poder comparar, sei que estava deliciosa... Foi preparada do seguinte modo:
1º - Fumar a carne e deixar a secar durante dois a três dias.
2º - Cortar em toros como se faz com a lampreia
3º - fazer numa panela o refugado com o molho de muamba ( gimguba torrada moida )
4º - Colocar os toros de giboia e esperar
5º - Bom Apetite
A Paca para quem não conhece é tipo um rato gigante, com uns dentes na frente tipo castor e uma cauda fininha e comprida. O modo de preparação da Paca é igual ao de estufar coelho. Aproveitei que um colega fazia anos para organizar uma jantarada na casa de um casal amigo. Sou sincero, a melhor carne que comi até hoje! Estava divinal... Uma carne tenra e suculenta! Muito boa mesmo, adorei! O sabor dela para terem uma pequena noção é muito parecido com o coelho, cor e tudo! Acreditem que aconselho a todos a experimentar!!!
Chegou a altura de vos contar a parte dos insectos... Sim é verdade também já comi insectos! Foi a Carla a nossa cozinheira que sabia que eu gostava de experimentar este tipo de comida angolana que trouxe para eu provar. São uns bichinhos voadores de corpo fino e comprido, são-lhes tiradas as asas e fritos num tacho ou grelhados. É tipo um petisco nosso (camarão da costa, caracois, tremossos ou amendoins) para ser acompanhado com uma cerveja bem fresca. deixam na boca um sabor forte a ervas aromáticas! :D Gostei de provar estes insectos, já o nosso eng. não pode dizer o mesmo, que teve que se levantar da mesa onde eu estava que quase lhe dava vómitos! eheh!!!
Foram estas as minhas novas experiências gastronómicas... Só tenho pena de ainda não ter provado carne de macaco e carne de rato, mas também não há-de faltar muito!
P.S.: Caso algum dos leitores pretenda mais alguns detalhes de receitas exóticas deste tipo é só pedir. Terei todo o gosto em fornecê-las!
Pois é agora com esta história da giboia sou conhecido no estaleiro pelo "PAPA GIBOIAS" !!! EHEHEH!
ResponderEliminar